VIVER TERESINA

É um espaço destinado a colher informações e a divulgar a poesia contemporânea brasileira, a tradição poética nacional e a vanguarda internacional. Historiadores e ensaístas poderão publicar também textos sobre a história do Brasil. O nome Viver Teresina é uma homenagem a um movimento literário criado pelo escritor Menezes y Morais nos anos 70 em Teresina.

Email: chicocastropi@gmail.com


sábado, 19 de junho de 2010

AS TRÊS MULHERES DE JESUS CRISTO


Mesmo sem ser um especialista em cristianismo, apesar de há muito meditar sobre tão palpitante tema, peço licença ao leitor a fim de tratar de um assunto que já encontrou abrigo e foi objeto de análise dos mais renomados estudiosos da bíblia em todo mundo: o grandioso e contraditório mito de Maria Madalena, para muitos uma prostituta, para outros a verdadeira fundadora da fé cristã.

Quem foi realmente essa misteriosa mulher? Neste ponto, os quatros evangélicos chamados de sinóticos, não são assim tão coerentes entre si. No capítulo 26, versículo 6-13 do livro de Mateus, é descrita uma cena cinematográfica: Jesus estava em Betânia, em casa de Simão, o leproso, quando surge uma mulher trazendo um frasco de alabastro de perfume precioso e pôs-se a derramá-lo sobre a cabeça do Mestre. Não é dito o nome dela, nem a região a que pertencia. Cristo estava acompanhado pelos seus discípulos que reclamaram do desperdício, uma vez que o dinheiro para a aquisição da essência, poderia ser distribuído aos pobres.

O episódio aconteceu antes da paixão do Senhor. Pelo o que é descrito posteriormente, é incontestável que a mulher seja Maria Madalena, pois Jesus afirma que ela derramando o perfume sobre o corpo dele “o fez para me sepultar”. (Mateus 26,12). A comprovação vem no final do parágrafo, quando o rabi diz textualmente: “Em verdade, vos digo que, onde quer que venha a ser proclamado o Evangelho, em todo mundo, também o que ela fez será contado em sua memória”. (Mateus, 26,13). Na nota “s” da bíblia de Jerusalém, na página 1888, edições Paulinas, 1980, é afirmado que a tal mulher é Madalena, a primeira a ver o Cristo ressuscitado, conforme o evangelho de João 20,18.

Em Marcos, capítulo 14, versículos 3-9, a narrativa é quase semelhante à de Mateus, sendo que os pormenores não tiram o brilho de ambas as descrições. Apenas em Marcos é dito que a mulher “quebrou” o frasco e não “derramou” como é relatado por Mateus. Marcos também não dá nome à referida mulher, mas pelo contexto, pode se fielmente supor que se trata de Maria, de Mágdala. Quem lê o trecho fica sabendo que o perfume era de nardo e o preço girava em torno de 300 denários, uma verdadeira fortuna para os padrões da época.

Já no evangelho de Lucas, capítulo 7, versículos 36-50, a história é outra, e tem sido causa de grandes debates entre estudiosos do assunto, em função do equívoco que se estabeleceu ao longo dos séculos. Jesus está na casa de um fariseu, e não na casa de Simão, quando apareceu uma mulher. Vale ressaltar que nas descrições de Mateus, Marcos e depois na de João, a mulher não recebe qualquer qualificação depreciativa. A personagem da narrativa de Lucas traz também um alabastro com perfume, chora, e depois lava os pés de Jesus com suas lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos. Aí, sim, nesta passagem ela é identificada como a pecadora, não sendo, portanto, Maria Madalena, a que primeiro viu o Senhor ressuscitado. Em Lucas, Jesus não coloca a mulher como aquela que vai ser lembrada, pelos milênios seguintes, como uma das propagadoras da Boa-Nova.

Por fim, em João, capítulo 12, versículos 1-8, uma outra janela se abre nessa controvérsia. Ali, a personagem central é Maria, a irmã de Marta e de Lázaro, o leproso que o Senhor havia ressuscitado. A confusão é que, neste caso, não surge nenhuma mulher vindo de fora, mas de dentro da casa. E ela é Maria, que repetindo o gesto narrado por Mateus e Marcos, unge os pés do Senhor e os enxuga com os seus cabelos. Assim, para o mesmo fato temos três marias: a suposta Madalena, de Mateus e Marcos, a pecadora, de Lucas, e Maria, a irmã de Lázaro.

Não se pode assim, pois, confundir a prostituta que aparece no relato de Lucas, com Maria de Betânia, irmã de Lázaro e Marta, narrada por João, nem com Maria Madalena, a Santa, descrita em Mateus, Marcos. A bíblia não deixa nenhuma dúvida que existiram as três mulheres, e que elas, embora diferentes entre si, foram personagens de um mesmo ato pelo o que ele tem de grandioso e humano. Porém por uma leitura mal feita, com ou sem intenção, ao longo de dois mil anos de cristianismo, a impressão que ficou no imaginário popular é a de que uma prostituta se transformou numa santa.

Antes de concluir estas breves meditações, quero dizer que a idéia de escrevê-las surgiu domingo à noite, quando assistia ao Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Na reportagem, foi perguntado a um monge do Convento de São Bento, no Rio de Janeiro, sobre o papel de Maria Madalena na história cristã. Para o meu espanto, o religioso respondeu que a personagem em questão tinha o inegável mérito de ter saído da condição de prostituta para se transformar numa discípula de Jesus. Pobre de nós cristãos. Pois ainda por muitos séculos teremos de ouvir padres e pastores evangélicos repetirem o mesmo e inopinado equívoco histórico do cristianismo.

Chico Castro - Brasília/2008

Um comentário:

  1. Prezado Chico Castro

    As Mulheres de Jesus.Para um fanático religioso até assusta.Mas quando a maturidade chega, e ela somente chega com a vida de pelo menos, meio século de anos bem articulado, acho até que de alguma forma sofridos,o que se tem mesmo é tolerância.Isto, tolerância.Tecnicamente tem-se um texto redondo.O conteúdo é temerário, afinaldois mil anos se passara, não dez anos, dois mil anos e mais dez de sobra,e muitas já foram as leituras e releituras dos evangelhos.E estas múltiplas leituras justificaram as Cruzada, a Inquisição Ibérica,dentre tantas idas e vinda do homem.A mim nenhuma importância tem, olhar dois mil anos, e neles desconfiar se Maria era ou não virgem, se teve ou não outros filhos.A mim emociona é o canto dos versos do profeta Jeremias, entoado por Maria Beú na procissão do Bom Jesus dos Passos de Oeiras.Cada sílaba de Verônica um açoite, e neles e deles carnes, peles e sangue humano saltam dentro de mim e na minha visão de um humano que crer.Pois creio na ressureição, o mais são palavrad ao vento, que nada me trazem, que nada me dizem.Parabens.

    ResponderExcluir